Projeto de vida, planejamento de carreira e a relação com as empresas familiares

O uso da ferramenta Canvas You

Autoconhecimento: (s.m.) conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.

O autoconhecimento é capaz de impulsionar grandes transformações em nossas vidas, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Conhecer a si mesmo é saber o que lhe faz sentir bem, o que lhe traz felicidade, o que lhe dá prazer e satisfação no trabalho e no âmbito pessoal. 

No artigo de hoje, vou apresentar uma ferramenta que fará com que você ative o modo autoconhecimento e reveja questões centrais sobre a sua vida profissional, possibilitando seu crescimento e a gestão de sua carreira, além do seu posicionamento pessoal.  Essa ferramenta é o Canvas You.

Se você fizer parte de uma empresa familiar e for membro desta família, utilize essa ferramenta também e solicite que os demais membros da família também o façam visando alinhar as expectativas e possibilidades de ter uma carreira em conformidade com o que a empresa pode oferecer.

A ferramenta Canvas You apresentada no livro Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal, escrito por Tim Clark, Alexandre Osterwaldes e Yves Pignr, “introduziu uma maneira visual única para resumir e, criativamente, debater qualquer negócio ou ideia de produto em uma única folha de papel”. 

Modelo de CANVAS YOU  – figura

Como pode ver, o Canvas You é um quadro dividido em nove blocos, que contém nove questões centrais associadas a nove elementos. Essas questões poderão lhe ajudar a desenhar ou redesenhar sua carreira de acordo com seu perfil e interesses. Conheça: 

  1. Recursos-chave: Quem é você e o que você possui?

Quem é você? Quais são seus interesses, talentos, habilidades e competências?

Como é a sua personalidade? Descreva os seus conhecimentos, experiências, capacitações e contatos pessoais e profissionais que podem contribuir com o crescimento de sua carreira. 

  1. Atividades-chave: O que você faz? 

O que você sabe fazer de melhor? Quais as atividades que você executa/executava de maneira regular? O que você faz que te distingue dos demais profissionais?

  1. Clientes: Quem você ajuda? 

Identifique seus clientes. Escreva os nomes das pessoas a quem você se reporta, com quem você se relaciona, e quem depende da sua ajuda ou se beneficia do seu trabalho. 

  1.  Proposta de valor: Como você os ajuda?

Qual é o valor que você agrega ao seu cliente? Como você contribui de fato com outros profissionais da empresa onde trabalho e/ou com o seu cliente, e quais são os benefícios ele está recebendo como resultado do seu trabalho?

  1. Canais: Como chegam até você e como você entrega?  

Como você oferta a sua ajuda aos clientes? Como os clientes descobrem que você pode ajudá-los e como eles reconhecem a sua entrega? Como eles decidem comprar os seus serviços?

  1. Relacionamento com clientes: Como vocês interagem? 

Quais formas/meios de comunicação você utiliza para interagir com seus clientes? 

  1. Parcerias-chave: Quem ajuda você? 

Quais são seus parceiros (internos e externos)? Liste aqui familiares, amigos, parceiros de trabalho, mentores… mas somente aqueles que o apoiam como profissional, oferecem conselhos, estímulos ou oportunidades de crescimento. Aqueles que oferecem recursos para realizar o seu trabalho com sucesso.

  1. Receitas e benefícios: O que você ganha? 

Descreva aqui o que você ganha, tangível ou intangível. Inclua salário, benefícios (assistência médica, vale refeição, etc), reconhecimento, satisfação, contribuição social, entre outros. 

  1. Custos: O que você oferece?

O que você precisa oferecer para conseguir fazer o que faz? Liste, por exemplo, tempo, energia, dedicação, investimentos em treinamentos, despesas com deslocamento, estresse, insatisfação. 

Após preencher o Canvas You, discuta e valide suas anotações com pessoas de sua confiança, a fim de comprovar sua reflexão e posicionamento. Por fim, elabore um plano de ação que contenha todas as atividades que você precisa colocar em prática, para tirar as ideias do papel e torná-las realidade. Leve em conta: 

  • Interesses: O que empolga você? Mantenha-se motivado!
  • Competências e habilidades: Quais são seus talentos naturais e habilidades? Use o que você tem de melhor!
  • Personalidade: Qual o jeito que você gosta de trabalhar e se relacionar com o outro? Faça o que for fazer com paixão e satisfação!
  • Se você for membro de uma empresa familiar, aproveite o CANVAS YOU para verificar suas possibilidades dentro e fora desta empresa.

E aí, vamos tomar as rédeas da sua carreira profissional?  Vamos alinhar suas expectativas pessoais com a empresa familiar (se for o caso)?  Não esqueça que todas essas reflexões e definições de ações precisam estar alinhadas ao seu projeto de vida.  É o projeto de vida que irá demonstrar se suas escolhas estão adequadas.

Boa sorte e se precisar, conte comigo!

Sanmya Tajra

Este conteúdo foi baseado no livro “Planejando a carreira – Guia prático para o desenvolvimento pessoal e profissional”, escrito por mim e por Welinton dos Santos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *