Empresa da família como projeto de vida

O caso da cachaça Ypióca

A cachaça Ypióca é um dos grandes casos de sucesso ao se tratar de sucessão familiar. Mas, ao meu ver, a família Telles, produtora da cachaça, também é um exemplo em projeto de vida, de carreira e de negócios. E é por isso que esse é o meu assunto de hoje. 

A família Telles e a cachaça Ypióca

A cachaça Ypióca começou a ser produzida em 1846 pelo imigrante Dario Telles, em Maranguape, no Ceará. Na época, eram produzidos 30 litros de cachaça por dia.

Desde então, a empresa permaneceu no comando da família Telles, tornando-se um caso raro na história empresarial brasileira. Ainda em vida, Dario, após 52 anos, passou o comando para seu filho mais velho, também Dario, que gerenciou a empresa por 29 anos (2ª geração). Paulo Campos, assumiu o posto da 3ª geração por 46 anos e Everardo gerenciou a empresa por 50 anos, sendo o representante da 4ª geração. Paulo Telles assumiu o posto na 5ª geração e, em 1990, a empresa passou a ser uma sociedade anônima de capital fechado. 

Segundo estudos, somente 17% das empresas familiares conseguem chegar à terceira geração e apenas 4% sobrevivem tempo suficiente para que a quarta geração assuma o controle. Porém, foi na quarta geração, durante o comando de Everardo Telles, que a cachaça teve sua exportação iniciada, sendo enviada para mais de 40 países. 

Nesta gestão, a família Telles também expandiu suas atividades criando o Grupo Telles, que hoje conta com sete empresas que atuam em diferentes setores: agroindústria, embalagens de papel e pet, água potável, produtos farmacêuticos, distribuição de etanol e complexo turístico. 

A Ypióca permaneceu na família Telles até o ano de 2012, quando foi vendida para a Diageo por cerca de R$900 milhões, quando comandada por Paulo Telles, CEO do grupo.

O segredo do sucesso

A Ypióca foi lucrativa na maioria das vezes e seus sucessores sempre apresentaram crescimento e bons resultados durante suas gestões. E acredite, não foi atoa que tais sucessores assumiram a administração da empresa. 

Falo aqui, com toda certeza, que os sucessores assumiram tal responsabilidade pois o trabalho fazia parte de seus projetos de vida e de carreira. 

Segundo Aline Telles, uma das herdeiras da empresa, o sucesso da Ypióca é dado devido a manutenção dos ideais dos fundadores. Para Everardo, o DNA da família Ypióca é baseado na disciplina e determinação, constituindo uma filosofia de vida.

Sanmya Tajra

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *