A importância da governança em empresas familiares de pequeno e médio porte
Em todos esses anos que atuo como consultora de empresas familiares, já vi fundadores e gestores com diversas preocupações em relação aos seus negócios que se não forem tratados de forma adequada, podem gerar inúmeros problemas para a longevidade do sistema empresarial.
Problemas como: elevado número de familiares dependentes da empresa; dificuldades na separação dos interesses do negócio e da família; conflitos familiares interferindo na gestão da empresa; impossibilidade na continuidade do negócio pelos herdeiros; má gestão; falta de profissionalização; dentre outros problemas podem ser resolvidos com a implementação de um sistema de governança. Sim, sistema de governança.
O sistema de governança pode ser muito benéfico para as empresas familiares, seja de pequeno, grande ou médio porte, pois com ele é possível criar estruturas e acordos para a tomada de decisões que atenda às necessidades e interesses da empresa e da família; e que gere relações de confiança, união e diálogo entre as partes.
A governança de forma prática acontece por meio de uma estrutura composta por fóruns de poder e decisão constituída nas esferas da família, do patrimônio e da empresa, com suas respectivas regras de funcionamento, tendo como uma das funções garantir a representação do interesse de todos os envolvidos,
Com a governança é possível rever e fortalecer itens referentes à Empresa Familiar, como por exemplo:
- a história da empresa e as principais conquistas;
- a missão, os valores e a visão da empresa e da família e se essas estão associadas à realidade da empresa;
- se as ações planejadas estão alinhadas aos objetivos estratégicos;
- se as estratégias de curto e médio prazo estão alinhadas às de longo prazo;
- se as partes interessadas estão envolvidas nas estratégias da empresa.
Sugiro três estratégias práticas que poderão te auxiliar na análise e implementação do sistema de governança em sua empresa familiar, que são: chapéus da governança, CANVAS Familionário e o Acordo entre os Acionistas. Mas esse assunto ficará para um próximo artigo ou se preferir, pode conhecê-las no livro da minha autoria citado na referência deste artigo.
Deseja implantar um sistema de governança em sua empresa familiar adequado à realidade da sua empresa? Fale comigo. Posso te ajudar!
Sanmya Tajra
Este artigo foi baseado no livro: SANTOS, N. & SEABRA, A. & TAJRA, S. Empresas Familiares. Uma abordagem para pequenas e médias empresas bem-sucedidas. Rio de Janeiro: Altabooks, 2021.