Droga Raia: a empresa familiar que se tornou líder farmacêutica
A Pharmacia Raia, conhecida como Droga Raia, foi fundada em Araraquara, em 1905, pelo italiano João Baptista Raia, que chegou ao Brasil em 1895, se formou em farmácia e decidiu abrir o seu próprio negócio.
Na época, os medicamentos eram manipulados e seu atendimento e cuidado tornaram-se sinônimos de confiança e qualidade, gerando a fidelização de clientes. Em 1918, por exemplo, João Baptista deixava sua farmácia aberta dia e noite para atender seus clientes, durante a gripe espanhola.
Outras lojas foram inauguradas no interior paulista, até chegar na capital de São Paulo, em 1951.
O neto de João, Antônio Carlos Pipponzi, após se formar em Engenharia na USP, começou a frequentar o escritório da Droga Raia a pedido de seu pai. Na época (1977) a rede tinha apenas 7 lojas.
Pipponzi, ao se deparar com o primeiro microcomputador fabricado no Brasil, o Cobra 300, identificou uma oportunidade de melhorar o negócio de sua família. O computador foi um instrumento fundamental para informatizar o estoque das farmácias, facilitando o atendimento e as atividades de seus funcionários. Esta ação permitiu aumentar o número de lojas para 21, entre os anos de 1980 e 1985.
Em 1991, os gestores decidiram repensar o propósito, a marca, os valores, a cultura e os diferenciais da Droga Raia. Confiança e cuidado com a comunidade tornaram-se itens fundamentais para a empresa, e por isso, foram criados programas de desenvolvimento interno para funcionários e de relacionamento com clientes, o que até hoje é um grande diferencial da marca.
O desenvolvimento dos sucessores e o senso de liderança
Cientes da importância do processo de sucessão, os executivos criaram um plano de desenvolvimento profissional de oito anos para seis jovens que ocupariam a quarta geração sucessória, incluindo experiência em outras empresas, um ano de experiência na Droga Raia e um MBA no exterior.