7 dicas para elaborar seu projeto de vida
Onde você deseja estar daqui a cinco anos? Quais sonhos você pretende realizar e em quanto tempo? Quem você quer ser no futuro? Qual o seu projeto de vida?
Planejar a sua vida faz com que você tenha em mente, com clareza, os objetivos e sonhos que deseja alcançar, independente do trajeto a ser percorrido.
Eu sei… pensar a longo prazo é, por muitas vezes, difícil e incômodo, até porque sabemos que nossas vidas mudam constantemente. Mas, se você souber, pelo menos, o que deseja alcançar, essas mudanças serão mais fáceis de serem aceitas e superadas.
Ter seus objetivos bem definidos, faz com que você trabalhe de forma eficaz para que sejam realizados.
A partir disso, confira abaixo minhas dicas para que você consiga criar seu projeto de vida e, de fato, alcançar seus sonhos e objetivos.
Qual é a sua missão de vida?
Escreva e reescreva, quantas vezes forem necessárias, uma frase de três a cinco linhas que soe como uma direção para a sua vida, ou seja, a sua missão de vida.
Para facilitar, responda às seguintes perguntas:
- Quem sou eu?
- Qual é o meu propósito de vida?
- Qual é a minha missão de vida?
- Como pretendo realizar minha missão?
- Qual é o meu maior objetivo?
Faça uma análise sobre você
A partir de uma análise individual, visualize suas conquistas e reveja suas ações no âmbito de família, religião, lazer, saúde, e em outras dimensões importantes para você.
Para isso, sugiro que vá para um local que te faça bem e que seja silencioso, e faça as seguintes reflexões:
- Quais são os valores que você considera importante para alcançar seus objetivos?
- Quais são os seus sonhos e desejos? E o que está fazendo hoje para alcançá-los?
- Quais são seus pontos fortes? E os seus pontos fracos? E o que pode fazer para melhorá-los?
- Como você gostaria de ser reconhecido?
- Nesse projeto de vida, você está contemplando sua saúde, lazer, felicidade, com base em metas altruístas e ao lado das pessoas com quem você gostaria de conviver?
Conheça seus valores
Valores são convicções pessoais adquiridas ao longo da vida e servem como guia para você tomar atitudes e ações corretas. Saber os seus valores permitirá que você defina o que deve ou não aceitar; o que faz e o que não faz bem para você.
Tenha claro os seus sonhos e desejos
Sonhos e desejos são os principais motivadores pessoais. Sonhar dá significado à vida, dá entusiasmo necessário para agir em prol dos nossos planos. Por isso, quais são seus sonhos e desejos para daqui dez anos?
Para facilitar o pensamento a longo prazo, tenho uma dica para você: Utilize a ferramenta Road Map, ajustando-a no período desejado. Se sua meta for para 10 anos, divida a seta em anos e descreva a meta que você quer realizar para cada ano. Inicie no ano 10 e, depois, retorne ano a ano. Assim, você poderá identificar se é viável atingir o desejo no prazo estimado.
Defina suas metas
Você deve estar pensando: “Como eu sei que estou no caminho para conquistar os meus sonhos, já que eles são a longo prazo?”. Minha sugestão é que você defina metas para cada fase. Assim, se elas não forem cumpridas, será possível adequá-las e corrigi-las.
Saiba sua fortalezas e fraquezas
Reconhecer seus pontos fortes e fracos fazem parte do processo e se tornam instrumentos para definir o que é ou não é possível de fazer.
Valorize seus pontos fortes e trabalhe ou minimize seus pontos fracos.
Valorize o seu tempo
Por fim, valorize o seu tempo, pois o que faz com ele vai impactar diretamente o seu projeto de vida. Por isso, eleja suas prioridades, identifique suas metas, administre seus desejos e planos e direcione seus esforços para obter os resultados necessários.
Utilize seu tempo de forma objetiva, criando rotinas diárias, semanais e, até mesmo, mensais.
Não perca mais tempo! Elabore seu plano de vida e tire seus sonhos do papel. Ah… e se você já tem o seu plano, compartilhe comigo e com os outros leitores nos comentários, como isso melhorou a sua vida.
Sanmya Tajra
Este conteúdo foi baseado no livro “Planejando a carreira – Guia prático para o desenvolvimento pessoal e profissional”, escrito por mim e por Welinton dos Santos.